30 de nov. de 2010

Moda Para Homens

Estive distraída nos últimos dias, até que sem dar-me por conta, encontrei a coleção Primavera/Verão (S/S) de uma das marcas que mais gosto em relação ao guarda-roupas masculino. A KOLOR é uma marca japonesa que consegue seguir o padrão masculino estiloso sem intervenção de peças muito extravagantes.
Para os garotos do Acre, eu indico que busquem o equilíbrio dessas cores sujinhas abaixo selecionadas. A cartela de tonalidades boho caem super bem em qualquer look. Seja casual ou formal. E a propósito, essas combinações foram muito felizes quando fizeram o uso do terninho + calça de moletom ou gravata com bermuda.

KOLOR-3

29 de nov. de 2010

Há sempre algo Ausente para além do Sol...



Empire



"Que é a natureza? Não é a matéria Universal. Ela está na matéria, na energia, porque nada existe fora desta, e realiza-se perpetuamente na profunda inoscência, independente do espírito humano. No sentido artístico a Natureza é tudo o que se apresenta aos nossos sentidos como exterior a nós.

Texto de Graça Aranha;
Fotos: Renah Azevedo;





Cobertura Prato-a-Porter

Então, como prometido estas foram as imagens que eu consegui captar quando convidada para o apoio da cobertura do evento Prato-à-Porter, no dia 25/11 no Maison Borges. Vocês podem conferir como desfilaram peças bem coloridas, muito amarelo e linhas de vestuário que ofereciam a dualidade entre cores e estampas as vezes até psicodélicas. Os chapéus foram bem presentes nas composições e as flores nos guarda-chuvas no desfile da Iris Tavares foram uma ótima referência primaveril. Os looks abaixo pertencem as lojas Iris Tavares, Casa Shopping (com edredons de estampas animais, que a propósito, eu adorei) e Lilu.

Iris Tavares PassarelaGeovana Para Iris Tavares

27 de nov. de 2010

Blue is in |Tr| ashion Tonigth!

Rasquei um tecido e enrolei no pescoço. As meias já estavam rasgadas, mas os buracos romperam um pouco mais na hora de vestir. Blusa verão, shorts de quando eu era criança. O batom foi só mais um dos itens pretensiosos dessa composição. Que os parece? hahaha
PS: morram de amores [vocês também] pelo Romeu pagando de Prince Pelayo na night! hahaha :P

Trashion Lips
Trashion Blue

Bem como veem, tantas flores!

"Procure compreender o que dizem os artistas nas suas obras-primas, os mestres sérios. Aí está Deus." -Foi lembrando desta frase de Van Gogh que decidi fazer o post desta hora.

Eu sou adoradora das artes plásticas, e sempre gosto de buscar o porquê das obras. A essência, a intenção as vezes vale mais do que a própria peça. A expressão vale, destarte, porque é expressão; mas nunca se valerá unicamente, senão com reflexão. Seja pela beleza ou pelo incômodo que nos causa.


A cor amarela era a preferida do pintor holandês Van Gogh. Não como Picasso que teve "períodos" para cada cor, particularmente em seus últimos anos de vida, Van Gogh tomou o amarelo quase como uma obsessão… Essa cor predominava em todas as suas pinturas e inclusive em sua casa, que era toda amarela! Mundialmente conhecida como a “Casa Amarela”, situava-se na Praça Lamartine.


Sem querer falar muito mais sobre o fim de sua história, digo apenas que não me interessavam os quadros desse artista, que apesar de pós-impressionista, não conseguia me tocar como muitos autores do próprio impressionismo fizeram. Mas alguns fatos de sua vida são muito interessantes, e talvez por me encontrar na mesma angustia em algum momento, compreendendo o seu apelo tétrico para as telas, eu reavaliei minha posição, e me pus a repensar sobre a beleza das manchas que costumo dizer que beiram mais expressionismo, pois para mim, transpassam um sentimento de lassidão...




Como efeito de fundo, apliquei nessa foto uma colagem padronizada do quadro Girassóis de Van Gogh (1889).

DSC_1983

Na minha blusa -acho que não dá para ver muito bem- há flores. Algumas parecem girassóis ou não -mas eu prefiro pensar que sim e manter a intertextualidade. uHSUHs



O Sol também foi uma inspiração. Visto que é luz e sempre lídimo da representação na cor amarela, não podia deixar de ter sentido o que a própria fonte natural de luz trouxe também aos artistas impressionistas: uma fonte de pesquisa.
Quase um século passado sobre o impressionismo, o pintor surrealista Salvador Dali,
também trabalhou em algumas de suas obras as cores quentes que embasam esse post.
Estas obras alaranjadas são, inclusive, as minhas prediletas. Tirei as fotos de um livro. Estão abaixo:

Metamorfose de Narciso - 1937

Metamorfose de Narciso - 1937



Eu olho para o céu e vejo os elementos que o formam. O infinito é sempre o que procuro. Busco nos elementos essa força sobre-humana de recomeçar sempre brilhante, sorrindo, cheio da música uníssona. Para mim, é harmonia o que transmite a imensidão do cosmo!

Dali3

Para entender sobre o movimento = O
Surrealismo foi um movimento artístico que alcançou as artes plásticas e a literatura, a partir dos anos 20 em Paris. Veio suceder o movimento Dadaísta, e ainda buscando um não sentido em sua expressão, conseguia expandir os sentidos através de coisas inimagináveis. Salvador Dali foi mestre na concepção de pinturas assim, com imagens bizarras, oníricas e com excelente qualidade de plástica.

DALI - A Persistência da Memória - 1931
A Persistência da Memória - 1931

DSC_1999

(ok; tentei ser Dadaísta na composição com as luminárias uhuahsuh)
Salvador Dali, "Rosto da Guerra", óleo sobre tela, 1940-41

Renah

Quis fotografar a luz natural que se apresenta ao meu quarto durante as tardes.
Amarelo e bonito... Onde estará o rapaz por entre meus chapeus e livros? =)



Surda, porém, eu não falava. Olhava o Sol sem dizer do amor.
Não dizia das músicas que agora me chegavam provindas dos céus,
através do espírito, pelo vento...

DSC_1993

(a minha arte consiste em falar daquilo que me faz viver, do que leio, do que registro,
sempre com a intenção de misturar tudo numa coisa só, para ver se cabe em mim quando eu engolir...)

DALI

DSC_1866 copy

Ahh! Quase esqueci de dizer:
Porque aquilo que escrevo, só faz sentido a quem sente...
Ache belo tudo o que puder, a maioria das pessoas não acha belo o suficiente.





26 de nov. de 2010

              AGUARDEM!

Gente, o evento de moda e gastronomia que aconteceu ontem na Maison Borges foi um sucesso!
Ainda nao descarreguei todas as fotos do Prato-a-Porter, entao peço-lhes paciencia.
Ainda neste fim de semana pretendo posta-las, ok?


DSC_243s cop

Para qualquer informação, entrar em contato por e-mail - anaaclara@hotmail.com

25 de nov. de 2010

 Seremos todos Marcianos?!

   É a vez dos sapatos com conceitos futuristas. Bem como na década de 60, Yves Saint Laurent revolucionou a moda em contraponto ao movimento Hippie, com materiais metalizados, translúcidos e formas lunáticas, como se todos pudessem vestir o traje a rigor quando chegassem a Lua. Os autores desses designs maravilhosos que selecionei abaixo foram felizes na composição de formas e cores expirando futurismo.
   Os gráficos de volume e linhas arquitetônicas caem bem com qualquer coisa como um pequeno vestido preto. Assegurando uma heroína minimalista da ficção científica, você vai alem da ‘marcianidade’, e chega ao ápice da ousadia na moda, arrasando! Gostam?

Texto adicional - somos-todos-marcianos

Hey, Nicholas Kirkwood, Raphael Young e Proenza Schouler!!
Mandem-me para um par de cada uma obra de arte dessas, ok?! huhuhuhu

Ainda se fala em Pós-Modernismo

Até o século XIX, e lógico, como os fatos se repetem, até o século XX, discutiu-se sobre a Arquitetura, de forma que ela era pensada como sempre Clássica.
Compreendam: "Não for clássica, não é arquitetura, e sim, mera construção."
O fato é que o Brasil cresceu no momento em que nascia o movimento Moderno. Portanto, já se apropriou daquilo que a moda do tempo oferecera. Para nós, não há o historicismo clássico se não remontarmos um passado que não nos pertence. No Brasil, o máximo que se carrega de renascimento provém do Barroco, que foi como uma continuação natural do momento saudosista das artes clássicas, retomando os "frufrus", os muitos adereços das antigas construções.
Bem, então no Brasil, pensemos: "Arquitetura é Arquitetura Moderna. Se não é Arquitetura Moderna, não é Arquitetura. Não é entendida pelos arquitetos como Arquitetura: é construção, é sei-lá-o-quê."
Acho que é quase isso. O Brasil possui um passado curto e que reflete influencias nunca vernaculares, nunca influenciadas pela própria criação, mas baseada sempre nas descobertas e aspirações exteriores.
Não posso ignorar o tamanho do nosso recinto. Tampouco devia remeter ao estado financeiro/social deste país. Mas quando os grandes gênios são os que controem cidades como prisões a céu aberto, é tenso pensar que uma influencia maior da Terra pode provir de quem tem raiz brasileira um dia.
O academismo já nasce requerindo o Moderno. A rigor, temos referências estrangeiras. Não podemos usar o historicismo clássico também, porque assim já voltaríamos à Europa novamente: no Brasil, Clássico e Histórico é já ser Moderno. Nascemos com ele, e apenas a tradição de vermos a profissão como o desafio de criar "novos" modos de inclinar nossos caixotes, as vezes remontando as curvas do Niemeyer, as quais não aspiro, assumidamente -mas respeito quem gosta, fique claro.
Destarte, como não notar as caixinhas de habitar? São já amadurecidas dentro do nosso pensamento, sejamos acadêmicos de arquitetura ou leigos na área, todos juntos, sentimentos que nos induzem a achá-los mais interessantes que um Barroco, por exemplo, pois a moda é artifício muito convincente e o Pós-Modernismo traz aquele dinamismo que reflete essa sociedade e como em todo o resto de suas expressões, convence mais do que com teorias.
154284_465133093653_94300828653_5407608_4736659_n

22 de nov. de 2010

Flor de Caramelo

Faz tempo que não faço um bom post aqui. Não tenho escrito muito nas publicaçoes. E hoje, novamente não pensei em um texto... O que vier será expontaneo! O que há de ser belo hoje são as coisas que em formanto de flores, sejam vivas!
E falando em flores, olha a magnitude dessas que caem secas da arvore na casa da minha tia, deixando no chão um tapete caramelo, lindo! =)
Elas são de verdade. Otimas para usar em decoracão. Minha madrinha fez nessa ultima semana um arranjo de Natal para a sala, mas esqueci de tirar fotos para mostrar a vocës. Os tons variantes de amarelo e bege me tomaram nesse dia. Uma inspiração deliciosa ao ver as flores. Tão lindas e postumas...

caramelo

caramelo

caramelo

caramelo

caramelo

chocolat

nham

caramelo



nails

Lembrei de uma trova para as flores! Do séculos XII, se nao me engano. Versejava assim:
“Ai flores, ai flores do verde pino,
se sabedes novas do meu amigo!
Ai Deus, e u é?
Esse poema é de autoria de D. Diniz, o rei lavrador, o rei trovador que versejava para as flores.
Percebem o portugues arcaico? Legal de ver!

caramelo

70`s
boho inspiration

Sandalia e Bolsa
- Artesanais
Calça - BaR.zaR
Cordão - Estilizado, era um cinto da minha mãe, anos 80.

caramelo

BOA SEMANA

BOM DIA
BOAS ENERGIAS!!

     Texturas e Branco

Preciso Voltar. Rimas perdidas, vendavais dispersos,
- E ser, depois de vir do coração,
O pó, o nada, o sonho dum momento!…
65164_107885709275797_100001631040404_65373_7487896_n5033904382_ec4ce19ddd_b1418-Helena-Christensens-photos-at-FNO-Stella-McCartney-by-Hanneli-Mustaparta-1040x6865091421999_7495b12bd3_b
1_MG_3878_rt4983959031_510bbacd9c_b
Sem falar das texturas e do poder dessa cor cheia de cores,
as imagens sao suas hoje...
BOM DIA!

20 de nov. de 2010

      TENTAMEN

Inspirada por alguns postais que minha mãe me deu há alguns dias, decidi fazer um post com o material que tinha em mãos e o ensaio fotográfico que fiz -especialmente para essa publicação- ao visitar o Primeiro Clube Social de Rio Branco, a TENTAMEN!
A palavra já induz a um significado bastante sujestivo. Tentamen é uma palavra que vem do latim, e quer dizer tentativa, teste, ensaio, tentame... :)
Também porque minha avó frequentava o lugar nesse período, foi bastante interessante saber um pouquinho sobre o recinto que costumava ser um salão de festas.
As fotos dos postais me deixaram bastante curiosa, pois parecem refletir muito bem a sociedade do período e os próprios costumes. A idéia inicial do projeto era a de proporcionar lazer aos donos de seringais, autoridades, funcionários públicos e comerciantes. E nos bailes como se pode notar nas fotos abaixo, fazia-se necessária a utilização de uma moda que se seguia a rigor.
A edificação foi construída em madeira -e permanece, bem no estilo arquitetônico próprio da época áurea da borracha, nos anos 20, representando um marco na vida cultural acreana.

Tentamen
Localizada no 2º Distrito da cidade, à rua Plácido de Castro,
a TENTAMEN foi fundada em 11 de abril de 1924.
Foto da Fachada em 1932.

Tentamen
O carnaval era o momento mais esperado pela "família tentamista".
Os blocos do 1º e 2º Distritos de Rio Branco disputavam o primeiro lugar.
Carnaval de 1932; Bloco: A música vai mas não toca.

Tentamen
Os trajes para bailes de carnaval eram "fantasia distinta", passeio ou à rigor.
Não era permitido o esperte ou o "slack" em mangas de camisa.
Carnaval de 1937; Bloco Embaixadores do Condor.

Tentamen
As fantasias, músicas e letras dos blocos eram segredos só revelados no grande dia do desfile.
Os amigos e as famílias se organizavam para a torcida.
Carnaval de 1936; Bloco Dragões de Momo.

Tentamen
Entrada e salões de Festas onde ocorriam os mais "triumphantes raffinés"
encontros da sociedade rio-branquense.
Interior do Prédio - Detalhe da arquitetura.

DSC_1724
Percebem os cabelos das mulheres? Acho o máximo! haha :]
Cortes curtos e chapéus. Bem me lembram as fotos de minha avó Marisa,
com seus cabelos naturalmente nigérrimos e ondulados mesmo já aos 60 anos.
Abaixo as minhas fotos. Visita dia 17/11/2010.

Tentamen
Fachada em 17/11/2010

Tentamen

Tentamen

Tentamen

Tentamen

Tentamen


Tentamen

Tentamen

Tentamen

Tentamen

Tentamen

Tentamen

Tentamen

Tentamen

Tentamen


Tentamen

Ahh. Pouco antes de irmos a Tentamen, eu e Renah fomos a uma exposição na Galeria de Arte Juvenal Antunes, que fica também na Gameleira. Pena que não podíamos bater fotos. Do contrário faria alguma explanação sobre as obras que me agradaram.

Enfim, tenham um dia verde hoje! hahaSUSH
Beijos!


Fotos dos postais: Argemiro Lima. Acervo F.C.A
Fotos recentes: By me and Renah.