27 de nov. de 2010

Bem como veem, tantas flores!

"Procure compreender o que dizem os artistas nas suas obras-primas, os mestres sérios. Aí está Deus." -Foi lembrando desta frase de Van Gogh que decidi fazer o post desta hora.

Eu sou adoradora das artes plásticas, e sempre gosto de buscar o porquê das obras. A essência, a intenção as vezes vale mais do que a própria peça. A expressão vale, destarte, porque é expressão; mas nunca se valerá unicamente, senão com reflexão. Seja pela beleza ou pelo incômodo que nos causa.


A cor amarela era a preferida do pintor holandês Van Gogh. Não como Picasso que teve "períodos" para cada cor, particularmente em seus últimos anos de vida, Van Gogh tomou o amarelo quase como uma obsessão… Essa cor predominava em todas as suas pinturas e inclusive em sua casa, que era toda amarela! Mundialmente conhecida como a “Casa Amarela”, situava-se na Praça Lamartine.


Sem querer falar muito mais sobre o fim de sua história, digo apenas que não me interessavam os quadros desse artista, que apesar de pós-impressionista, não conseguia me tocar como muitos autores do próprio impressionismo fizeram. Mas alguns fatos de sua vida são muito interessantes, e talvez por me encontrar na mesma angustia em algum momento, compreendendo o seu apelo tétrico para as telas, eu reavaliei minha posição, e me pus a repensar sobre a beleza das manchas que costumo dizer que beiram mais expressionismo, pois para mim, transpassam um sentimento de lassidão...




Como efeito de fundo, apliquei nessa foto uma colagem padronizada do quadro Girassóis de Van Gogh (1889).

DSC_1983

Na minha blusa -acho que não dá para ver muito bem- há flores. Algumas parecem girassóis ou não -mas eu prefiro pensar que sim e manter a intertextualidade. uHSUHs



O Sol também foi uma inspiração. Visto que é luz e sempre lídimo da representação na cor amarela, não podia deixar de ter sentido o que a própria fonte natural de luz trouxe também aos artistas impressionistas: uma fonte de pesquisa.
Quase um século passado sobre o impressionismo, o pintor surrealista Salvador Dali,
também trabalhou em algumas de suas obras as cores quentes que embasam esse post.
Estas obras alaranjadas são, inclusive, as minhas prediletas. Tirei as fotos de um livro. Estão abaixo:

Metamorfose de Narciso - 1937

Metamorfose de Narciso - 1937



Eu olho para o céu e vejo os elementos que o formam. O infinito é sempre o que procuro. Busco nos elementos essa força sobre-humana de recomeçar sempre brilhante, sorrindo, cheio da música uníssona. Para mim, é harmonia o que transmite a imensidão do cosmo!

Dali3

Para entender sobre o movimento = O
Surrealismo foi um movimento artístico que alcançou as artes plásticas e a literatura, a partir dos anos 20 em Paris. Veio suceder o movimento Dadaísta, e ainda buscando um não sentido em sua expressão, conseguia expandir os sentidos através de coisas inimagináveis. Salvador Dali foi mestre na concepção de pinturas assim, com imagens bizarras, oníricas e com excelente qualidade de plástica.

DALI - A Persistência da Memória - 1931
A Persistência da Memória - 1931

DSC_1999

(ok; tentei ser Dadaísta na composição com as luminárias uhuahsuh)
Salvador Dali, "Rosto da Guerra", óleo sobre tela, 1940-41

Renah

Quis fotografar a luz natural que se apresenta ao meu quarto durante as tardes.
Amarelo e bonito... Onde estará o rapaz por entre meus chapeus e livros? =)



Surda, porém, eu não falava. Olhava o Sol sem dizer do amor.
Não dizia das músicas que agora me chegavam provindas dos céus,
através do espírito, pelo vento...

DSC_1993

(a minha arte consiste em falar daquilo que me faz viver, do que leio, do que registro,
sempre com a intenção de misturar tudo numa coisa só, para ver se cabe em mim quando eu engolir...)

DALI

DSC_1866 copy

Ahh! Quase esqueci de dizer:
Porque aquilo que escrevo, só faz sentido a quem sente...
Ache belo tudo o que puder, a maioria das pessoas não acha belo o suficiente.





33 comentários:

  1. oh, clara! i love this post! is cool! And, i love so much, your shirt! SO CUTE!

    xxx

    ResponderExcluir
  2. i love ur style!!

    we are trying to find the brand of the clothes, accessories and shoes we saw on internet or anywhere. help us, or send us something you want our blog to find. it's easy and simple :)

    http://howcanufind.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. I love these photos!! Your shorts are just absolutely gorgeous!!

    Eu amo essas photos! Seu shorts são absolutamente lindos!
    beijos!

    ResponderExcluir
  4. amei o look... mas especialmente o short *-*
    to tipo apaixonada por ele!



    @karyduarte
    Kary Duarte

    ResponderExcluir
  5. I love second photo,
    Your cat is so cute! :)

    ResponderExcluir
  6. "...a maioria das pessoas não acha belo o suficiente."

    Lindo!

    ResponderExcluir
  7. Clarinha é incrivel a sua forma de se expressar, eu simplesmente já sou um fã seu. Tudo o que você escreve eu consigo sentir também, é tão mágico o poder que tem suas palavras. Parabéns pelo seu maior dom que é ser você mesma. ℓ٥ﻻ ﻉ√٥υ♥ sua talentosa ..

    ResponderExcluir
  8. I don't understand everything you write but I think it's an interesting blog. I'm studying arquitecture and u post things related to it.

    xoxo

    ResponderExcluir
  9. amazing look!!!! your hair is so lush, beautiful!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :)
    i'm your new follower!
    check out my blog if you want! :)
    xoxo :)

    ResponderExcluir
  10. I love your hair!
    12th photos it´s pefect!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Clara, adoro os posts sobre arquitetura e arte. Tua fotografia, melhorou muito!!!

    ResponderExcluir
  12. Love the top dear!! Great pictures

    http://bubbbbbbadf.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. amazing post i love Surrealismo

    xx Marina

    ResponderExcluir
  14. I love your style!! The black shorts are awesome!! As ussual you look great :)

    http://charmingflopy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. oh my! your blog is so cool! loving the pictures! following!=)
    if you have a minute, please check out my new blog on street fashion and people http://publishmystyle.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. hey
    lovely photos
    your handbag is amazing
    i hope you will check my latest post
    xoxo
    nana
    http://nanajonesofficial.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. GOSH!!! your outfit is so amazing!!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Love de blouse!! It's so nice!!! And it suits you!:)
    And your sunglasses are also amazing! Love them too :D

    xoxo

    eLi

    ResponderExcluir
  19. absolutely LOVE this! http://fashionispassion-vera.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Adorei as fotos, o post, a inspiração, blusa lindaaaaaaa.
    bjsjsjsj

    ResponderExcluir
  21. amazing outfit, you look so great.
    xoxo

    ResponderExcluir
  22. LOVE the print on your blouse, you look fantastic! PS, your cat is so cuuuute :)

    ResponderExcluir
  23. That shirt is so beautiful. I want to be someplace tropical now!

    XXo,
    Neekoh

    ResponderExcluir