21 de set. de 2010

Rodarte Primavera 2011

- Arquitetura de Interiores, Porcelana, Natureza e Moda;
Indiscutivelmente a Rodarte é pioneira nas inovações visuais. Ao meu ver, sempre foi das melhores na criação de modelos marcantes, e seus shows inclusive são sempre os mais esperados do New York Fashion Week. A coleção primavera para mim, foi como ver figurado em peças de tecido, aquilo que tenho tentado criar em arquitetura. Um tipo de mistura de textura estampada, que nos dá a alusão do 3D e toma uma forma tal que parece exalar até o cheiro da madeira.

Encontrar inspiração na natureza é sempre um desafio a ser experimentado e aperfeiçoado arduamente durante toda a carreira de um artista de qualquer ramo (arquitetura, design, moda, literatura, etc.), e sem dúvidas as irmãs irmãs Kate e Laura Mulleavy conseguiram um ótimo resultado com essa premissa.


É importante notar, contudo, a sobreposição de cores e as referências em raízes barrocas, que dão toda a impressão de antítese, tanto pelos sobretons, quanto pela identificação de um corpo feminino que se cobre com uma “casca” de peso artificial. As peças são um pouco escuras, douradas ou destacam estampas florais azuis sobre um fundo branco. Estas, inclusive, lembram-me aquilo que chamamos de ladrilho hidráulico, ou mesmo as peças de louças orientais porcelanadas da década de 60. Os saltos também me lembram o estilo barroco, exagerado, como os móveis estilo Luis XV, com pés entalhados, ou mesmo o ideário Art Nouveau; A inspiração nas sequoias deu origem a saltos em madeira envernizadas e escultpidas complexamente, com folhas e flores. E como tudo isso me encanta, talvez por isso eu seja das poucas que está ansiando por uma peça dessas em minhas mãos.





Eu já vi por aí artigos que falam de uma certa “estranheza” na marca, mas na real, talvez seja por conta disso todo o seu sucesso, tendo em vista que não é tão convecional. No entanto, o esforço bem sucedido das duas irmãs conseguiu trazer uma idéia maravilhosa que aos admiradores da marca parece ainda mais sublime: madeira é mais!

E depois de tecer uma mini-história, digamos que ecologicamente correta, a mistura de cores típica da decoração de interiores, com estampas de porcelana e o motivo floresta nos fazem ter ainda mais certeza disso. Oh yeah, men! A madeira é mais!

16 comentários:

  1. Wooow...
    é fantástica a colecção!!
    Acho a "porcelana" lindissima :D

    ResponderExcluir
  2. These are all gorgeous! I love the bluesss!

    ResponderExcluir
  3. I actually liked the most blue outfits. The wooden print was a great idea, but I wouldn't wear that . My favourite was blue blazer which is on the second place in your last set of images.

    ResponderExcluir
  4. Hi, I have to confess I'm not a fan of Rodarte, I'm closer to Paul Smith's style but I agree they're always trying new ideas: love the shoes as well blue and white prints but most of all the excellence of your post. Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. stunning collection! :) love the fabrics and colours.

    ResponderExcluir
  6. so amazing! i was floored when i saw these designs!

    ResponderExcluir
  7. Thank you for the comment.
    It means a lot to me:)

    xx
    me-travelleroftheworld.blogspot.com

    P.S.
    Obessed with zebras I see:)

    ResponderExcluir
  8. guauuuu!!! me encant..los pantalones sobre todo ^

    ResponderExcluir
  9. I can't read spanish, but Rodarte was flawless. Favorite collection so far.

    ResponderExcluir
  10. mmmm mmmm!!! everything gold and bronzy and beige,

    ResponderExcluir