9 de abr. de 2011

      Mais um a vez essa mulher, sim!

DSC_3874 copy copy copy
DSC_3856mona_lisa-Boteroestátua da maternidadesanta_rosa_de_lima_de_fernando_bote5611.jpg
  
Então eu fui novamente visitar a estátua "Vida", localizada em frente a Maternidade de Rio Branco, porque relembrei um antigo post (A Estátua "Vida" e a essência mística de Venus) onde falei de minhas concepções acerca da estética pouco ligada a representação da população feminina acreana e sim remanescente de uma prática muito antiga datada de mais ou menos 30.000 a.C. de representar a fertilidade através da hipertrofia de seios, quadris e vulva.

    Segundo o que pude notar desde então, o aspecto que mais incomodou as pessoas, foi a forma rotunda adotada pela estátua, que gerou em seu torno debates e polêmicas acerca da estética e alto custo do monumento. Sobre este valor, inclusive, é interessante salientar que parece não ser justificável às pessoas porque não vêem valor estimável alí presente para que se compreenda tal preço; O que não vou discutir no momento, pois volto a forma arredondada da mulher grávida que procura um gesto leve ao levantar o braço e cruzar uma perna sobre a outra, num movimento de graça que parece ser visto apenas por mim...

    Pois bem: Observo uma vez mais sobre a estátua vida, que não deixa de ser um a figura realista pois não será incomum a presença de moças obesas na contemporaneidade bem como eu não considero um estado negativo. Destarte, em comum com a arte paleolítica, a expressão e sublimação dos aspectos de fecundidade são extritamente prestados a um culto de cunho sagrado acima do homem. Ou seja, ela em momento algum representa ou pretende remeter um aspecto supérfulo de fragilidade e sublimação estética, o que pode inclusive nos fazer refletir sobre o conceito de Belo e de Arte, e interligá-los a valores e concepções do que é "beleza" na atualidade para além dos artifícios mais fúteis.

    Para Platão, o belo é o bem, a verdade, a perfeição. E para vocês? Outro dia alguém citou Vinícius de Moraes na caixa de comentários do meu blog e mal utilizou a palavra, pois sem dúvidas esqueceu-se que Belo é essência, não "boniteza". Belo para mim é a arte que eu conheço e arrepio quando vejo, é a música que eu escuto porque me embala, é o livro que eu leio com prazer que vem como um suspiro à boca. É bela a vida quando se conhece os sentidos. E é Belo tudo aquilo que desperta os sentidos, não necessariamente a visão. E se o conceito de belo parece subjetivo porque os sentidos são carregados de conectores com a nossa história, como julgar feia uma obra sem conhecer sua procedência? Como falar sobre o caráter de criação? Pensemos sobre o que nos cerca, reflitamos sobre os nossos bens!

    E digo isso porque bem vi muitas pessoas identificarem um índio no ombro da mulher e não se incomodaram com ele -apesar de detestarem ser chamados de índios amazônicos quando viajam ao Sul do país- mas com a mulher gorda, buscaram um espelho, uma identidade que não condiz com o padrão a que todos pretendem se enquadrar enquanto ensejam a 'modernidade' mais e mais. E a modernidade o que é? Saber julgar o corpo de um ser, mas desconhecer o próprio passado? Renegar uma imagem enquanto se perdem línguas do próprio território? Não sei, talvez eu tenha complicado desta vez, mas é discussão pra dias a fio!

    Amanhã vou dar uma aula básica sobre isso pra turma dentro da matéria de "Literatura e Oralidade". Espero não me perder no tempo, mas pretendo viajar muito por alguns momentos da arte paleolítica. Faltam poucas horas, preciso dormir, e já estou sonhando com coisas boas!

Sucesso para todos nós! ;*
Paz, Amor, Respeito, Compreensão e REFLEXÃO!

Imagens pictóricas: Botero.



10 comentários:

  1. what an inspiring blog!
    we follow you!
    xxx

    ResponderExcluir
  2. venus of willendorf! i recognize that sculpture from art history class (:

    ResponderExcluir
  3. totally fabulous

    http://elenavasilieva.blogspot.com/
    x

    ResponderExcluir
  4. Oi Clara!
    Concordo com você: Belo é tudo aquilo que desperta os sentidos!
    Com a conclusão da minha coleção, estava ausente nas visitas e comentários nos blogs amigos, agora convido você pra ver minha nova coleção de acessórios: http://www.janaacessorios.com
    Beijos e um lindo fim de semana!

    ResponderExcluir
  5. C-A-R-A-M-B-A...
    Que blog é esse? Parabéns...amamos.
    Beijo e suce$$o
    as FASHIONISTAS

    ResponderExcluir
  6. you look amazing! great post - i love the combo of images

    raspberrykitsch.blogspot.com

    xx

    ResponderExcluir