25 de jan. de 2011

Exposição de Arte Religiosa

No aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, enquanto esperava o vôo para Brasília tomando um expresso, precisei registrar uma exposição de Arte Religiosa, tema sobre o qual sem dúvidas eu adoraria falar com vocês, pois me interessa extremamente.
Fico sempre impressionada com as esculturas sacras. Acho incrível pensar que de uma peça de madeira pode surgir uma forma tão harmoniosa, tão cheia de vida, graça e movimento. Não é que a madeira por sí não emane vida em seu aspecto natural, mas a transformação da matéria em algo tão distinto inebria um pouco os olhos, e sem dúvidas essa intenção é bem explorada desde os tempos mais antigos.
Sabendo, pois, que a arte Sacra, diferente da arte Religiosa é destinada a templos, igrejas e afins com a idéia de contemplação litúrgica, penso que a arte religiosa me agrada mais por seu poder de provocar o sentimento religioso sem a padronização que buscam aqueles que se destinam a altares e missas, por exemplo.
Bem, eu não conheço todos os santos e suas histórias. Inclusive não faz muito que passei a me interessar por eles -antes preferia analisar os aspectos estruturais das Igrejas e não os adornos decorativos de contemplação, mas abaixo, pude reconhecer São Francisco de Assis, que foi amigo de Santa Clara e tem sempre pássaros em torno. O anjo com a balança foi o que mais achei bonito, com cores fortes e dourados. A Santa que tem anjos aos pés eu não reconheço e não havia placa com descrição. Mas enfim, espero que gostem das fotos, ainda que o tema não lhes seja agradável. Mas acho que sempre é bom explorar novas coisas, por isso trago um pouquinho daquilo que me evoca inspiração e curiosidade. Saber um pouquinho sobre tudo é válido demais.

cafezitchocafé
Arte SacraArte SacraArte SacraArte Sacra
São Francisco de AssisArte ReligiosaArte Religiosa
E então, o que acham?
Um grande beijo!

9 comentários:

  1. O que eu mais gosto na arte sacra é a quantidade de informaçoes que elas transmitem...muitas até passam batido aos olhos leigos....
    beijos
    J^^h

    ResponderExcluir
  2. lovely pictures. love your crochet top!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Somando o post anterior a este, vc tem que vir pra Hellcife! A arte em madeira dos artesãos aqui no interior do estado é linda e arte sacra em Olinda é o que não falta... existem lojas especializadas em Arte Sacra tanto nas ladeiras da Sé como em Recife Clara.
    E um expresso da Kopenhagen sempre vai bem né?
    Essa blusa de crochê é linda! Eu faço crochê, já te contei?

    Beijo linda!

    ResponderExcluir
  5. Olá Clara,
    sempre acompanho seu blog e
    admiro o que escreves e as fotos!
    Encontrei uma decoração que você vai gostar;
    com atenção maior para a cadeira e a escada
    que seguem...
    Aqui está o link:
    http://arquitetandonanet.blogspot.com/2009/05/decoracao-em-preto-e-branco.html

    Sucesso =*

    ResponderExcluir
  6. Claraaaa in your header photo, are you driving one of these!?!?
    http://www.topgear.com/uk/videos/clarkson-tips-over-reliant-robin
    It's one of the funniest videos I've ever seen, even though the British English is hard to understand. If you are in a hurry, skip to 5:20

    Besos!

    ResponderExcluir