Na semana passada, de dia 7 a 11 de Junho, houve no bloco do curso de
Arquitetura e Urbanismo, palestras e exposição de projetos dos alunos, durante o evento anual que nós, alunos, apelidamos de
SEMANAU. A
IV Semana de Arquitetura e Urbanismo Uninorte levou nesse ano de 2010 o tema
"Conceito em Arquitetura" e trouxe profissionais do ramo para palestras e bate papo com os alunos. Houve também uma festa de encerramento que foi realizada na sexta, dia 11, no restaurante PIOLA, onde os alunos expuseram trabalhos realizados em uma oficina de reciclagem que também rolou durante a semana. Maior parte dos materiais utilizados foram adquiridos no CATAR, um projeto que viabiliza a venda de material reciclado em Rio Branco.
Eu estive no apoio da oficina durante alguns momentos, mas não participei de cada etapa por falta de tempo. Mas foi sem dúvidas muito inspirador participar dessa mostra de montagens tão criativas, e eu fiz questão de mostrar aqui como o lixo (
trash!) conseguiu tomar uma forma belíssima nas mãos das pessoas certas.
Parti então desse conceito inspirador, na tentativa de fazer um relatório fotográfico sobre as diversas texturas que encontrei. Pois esse vem sendo o meu trabalho de pesquisa para o meu partido arquitetônico nesse semestre. A proposta de um edifício residencial/comercial destinados a estudantes universitários com um impacto visual agradável e leve ainda que vanguardista.
Eu costumo dizer que a textura nos transmite a sensação de transição para o plano 3D, e seja em projetos de moda, arquitetura, pintura ou mobília, sempre causa um certo impacto visual. Para quem não conhece o conceito, textura é uma superfície ou objeto que causa uma impressão visual ou táctil. Ou seja, nos permite a sensação de liso, rugoso, macio, ondulado, áspero, etc..
Abaixo, eu coloquei as fotos do relatório para estudos pessoais de onde posso estar trabalhando inspirações de materiais, cores e elementos de textura para a minha fachada ou volumentria.
1. Essas foram algumas das produções dos alunos.