17 de ago. de 2021

Vico Magistretti, arquiteto

 A retrospectiva, criada em colaboração com a Fundação Vico Magistretti e comissariada por Gabriele Neri, reuniu o patrimônio de desenhos, esboços, maquetes, fotografias, protótipos e peças originais preservadas no arquivo do arquiteto e designer milanês. A exposição traçou todo o caminho do design de Magistretti, que começou bem no Palazzo dell’Arte nos anos após a Segunda Guerra Mundial.


Dividida em secções temáticas, a exposição apresentou a pela primeira vez a obra de Vico Magistretti de uma forma unificada, da arquitetura às instalações, do design ao urbanismo, juntamente com numerosos contactos internacionais.

O vermelho, cor distintiva de muitos de seus projetos, constitui uma espécie de fil rouge, evocando aquela combinação de modernidade (o vermelho da vanguarda) e tradição (o vermelho tijolo da velha Milão) característica de sua obra. Homenagens dos designers Konstantin Grcic e Jasper Morrison, alunos do Magistretti no Royal College of Art de Londres, também estavam em exibição.


Texto traduzido para português do Site do Museu Triennale Milano. Fotos autorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário