7 de ago. de 2021

Enzo Mari, designer

A exposição dedicada ao grande Enzo Mari, Enzo Mari com curadoria de Hans Ulrich Obrist com Francesca Giacomelli, chegou à Trienal de 17 de outubro de 2020 a 12 de setembro de 2021. O designer, considerado “Um dos maiores designers, artistas e teóricos do design italiano e mundial".

A exposição, dedicada à obra e ao pensamento de Enzo Mari, documentados através de projetos, maquetes, desenhos e materiais muitas vezes inéditos, provenientes do Arquivo Mari recentemente doado ao CASVA - Centro de Estudos Avançados em Artes Visuais do Município de Milão.


Carreira de Mari

A grande retrospectiva da Trienal é uma oportunidade única de aprofundar a longa trajetória de Mari - justamente na cidade onde sempre viveu e trabalhou - oferecendo novas ideias interpretativas e interpretações. A exposição, nascida do constante intercâmbio e diálogo entre o próprio Mari e o curador Hans Ulrich Obrist ao longo dos anos, relata mais de 60 anos de atividade projetual, da arte ao design, da arquitetura à filosofia, do ensino à arte gráfica.

O projeto da exposição foi dividido em uma seção histórica, com curadoria de Francesca Giacomelli, e em uma série de contribuições de artistas e designers internacionais - Virgil Abloh, Adelita Husni-Bey, Tacita Dean, Dominique Gonzalez-Foerster, Mimmo Jodice, Dozie Kanu, Adrian Paci, Barbara Stauffacher Solomon, Rirkrit Tiravanija, Danh Vō, Nanda Vigo - convidados a homenagear Mari por meio de instalações específicas do local e novos trabalhos especialmente encomendados.

 Texto traduzido para português do Site Milanotoday. Fotos autorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário