24 de fev. de 2021

Dicas de Compras & Wish List de Relógios

    Há alguns anos minha obsessão por acessórios se estendeu para os relógios. A tendência a colecionar objetos pequenos tinha tomado uma dimensão sem precedentes na minha família quando cheguei a conta antes inimaginável de duzentos óculos de sol. Então, depois de me mudar para a Europa, algumas marcas de relógio começaram a me contatar e de repente eu comecei a ter contato com esse mundo que eu ignorava, pois controlar as horas para mim sempre foi um hábito automático de dois modos: olhando para o relógio de parede mais próximo ou conferindo o relógio automático do celular.

    Uma vez, me lembro, que um professor da universidade me perguntou se relógios ainda eram itens aderíveis à moda, tendo em vista que hoje em dia maior parte das pessoas têm ao alcance das mãos ou dos olhos o visor do celular ou do computador. 

    Na época aquela pergunta foi complicada para mim, pois honestamente eu não usava relógios, mas poucos anos depois me vi respondendo à pergunta silenciosamente, pois comecei a ter contato direto com o mundo do marketing de uma produção que se um dia foi artesanal e fazia parte de artigos facilitadores da vida, agora dançava diante da necessidade de estratégia de se tornar um artigo de desejo, acessível e acima de tudo irresistível visualmente.



    Não foi só a consolidação dos computadores e celulares inteligentes que deixou de escanteio a funcionalidade inata dos relógios de pulso. O advento dos relógios digitais também foi outro motivo e provavelmente o maior deles, na comparação entre os itens analógicos, pois acessados aos celulares, os relógios inteligentes não só te mostram as horas, mas contam passos, controlam os batimentos cardíacos e incentivam a respiração e o exercício.

    Mesmo assim, graças a um apego à tradição que não só é fortíssima em muitos países europeus, mas também tem alcançado o mundo por meio de uma tendência retrô e vintage que permeia diversos âmbitos da moda desde a primeira década dos anos 2000, os relógios ainda têm espaço, cena e continuam sendo um ramo que vejo crescer com inovação especialmente no investimento de detalhes personalizados.

    Dentre as marcas que eu mais gostei de comprar, por exemplo, estavam aquelas em que eu poderia gravar nomes, frases ou dedicatórias no fundo do visor. Há também os que investem nas embalagens e os que prometem a versatilidade no mesmo produto, oferecendo pulseiras de diferestes cores, modelos ou materiais.


    As opiniões sobre produtos com nomes, iniciais e todos os outros modos de identificação são controversas. Alguns consideram ultrapassado ou de mau gosto ter seu nome estampado em um item. Mas se formos observar todas as marcas do mundo, cada uma delas precisou estudar bem e criar um próprio logo, uma identidade visual que simbolizasse seu produto. E entre vestir uma marca alheia, muitas vezes eu prefiro a ideia de vestir a minha própria - nem que seja minhas iniciais, estampadas em uma bolsa que dissimilou o próprio nome para me alcançar como cliente.

    Nesse sentido, produtos que carregam significados me ganham. Pode ser oferecendo-me a possibilidade de criar parte do item que será adquirido, como já tendo em si uma leitura prévia do meu gosto pessoal, combinado com a sua funcionalidade.

    Quem não gosta de conversar com alguém que também adorou o mesmo filme. Quem não teria maior interesse em um encontro se soubesse que a pessoa nutre o mesmo hobby ou gosto musical. Foi bem assim que eu me senti quando vi os relógios da Filippo Loreti. 

 

    A primeira vista são itens belíssimos, mas não carregam exatamente nada de único em relação a outras lojas do mesmo nível, salvo alguns detalhes que por motivos óbvios devem fazer diferença para compensar o valor da marca. Mas ao abrir o site e deambular pelas fotos de detalhes, encontrei o fator de estupor que eu sempre espero para começar a desejar um item. 

    Nesse caso, o detalhe da caixa interna do relógio é decorada com relevos que remetem a ícones mitológicos ou arquitetônicos - fator que me faria sem dúvidas querer começar uma coleção de relógios Filippo Loreti a-g-o-r-a! Cada coleção tem um tema, sempre localizados na Italia, mas muito atrativos. Em relógios com o modelo Asea, por exemplo, figura na parte invertida do visor, a imagem da Venus - como na cena pintada por Michelangelo.


Outras opções são detalhes arquitetônicos da Catedral de São Marco ou a inteira vista frontal da praça San Marco, em Roma. Na categoria relógios masculinos também se veem carros icônicos e eu fiquei babando nas cores diferentes de visores metalizados em tons abertos de verde e azul, combinadas com detalhes internos que só o proprietário do relógio conhece - como uma história vivida, como um sentimento particular, como um segredo bonito que se revela entre usuário do relógio e o próprio objeto, apenas na hora da separação.


Enfim, esses são os relógios que eu escolheria nesse momento. Muito mais por um detalhe que a própria marca não foca como ponto forte nas suas redes sociais e campanhas publicitárias, mas que para mim é o diferencial vencedor. Espero que gostem!

Mais opções de relógios: https://shop.filippoloreti.com


Um beijo, Clara!

Nenhum comentário:

Postar um comentário