19 de mai. de 2011

Visita ao Casarão, em Rio Branco.

Construído na década de 30, o imóvel que fica localizado no centro da cidade de Rio Branco, próximo ao quartel da polícia militar, o Casarão pertencia naquela época ao Governador do Território Federal do Acre, cel. Manoel Fontenelle de Castro.
Possuindo características arquitetônicas ecléticas, mescla em sua composição visual interna e externa, características representativas do estilo europeu e ao mesmo tempo contempla o estilo regional.

CasarãoCasarão

Casarão

No fim da década de 70, foi transformado em Bar e Restaurante, quando passou a ser ponto de encontro de artistas e intelectuais por toda a década de 80. Foi tombado recentemente, em agosto de 2009 e agora revitalizado, é ponto turístico da cidade, e só nesta semana pude passar para visitar e contemplar seus aspectos estruturais arquitetônicos que mantém ainda paredes e forro originais, bem como a forma inicial de volumetria.

Casarão

Dentre os ambientes visitados, em especial me encantei com a sala Chico pop, que guarda um pouco da história do jornalista acreano nascido em Cruzeiro do Sul, Francisco Ventura de Menezes. Fã de Charles Chaplin, amante da liberdade e da música e, segundo Marcos Afonso do blog Varal de Idéias, “Filho seringueiro do Woodstock e do Tropicalismo”, Chico Pop, foi uma personalidade acreana que marcou presença no Casarão e por isso recebeu em sua homenagem um ambiente que guarda além de seus objetos pessoais, como livros e discos, algumas fotos e trechos de seus escritos sempre críticos e embasados.

CasarãoCasarãoCasarão

Enfim, foi ótimo conhecer o lugar que também foi freqüentado pelos meus pais e tios há mais de uma década, e como sempre, saber um pouco mais da história de mais um personagens acreano da área das artes das letras e música.

azulCasarão



Fotos: Flickr
Look: Vestido desenhado por mim,
Sandália Santa Lolla,
Pingente da banquinha Hippie.

[Veja também: Post sobre a
Tentamen]

16 comentários:

  1. A madeira decorada (ou forrada?)é linda!

    ResponderExcluir
  2. A madeira é decorada, pintada provavelmente com rolo e tela. Segundo as informações que me passaram, é original da construção. Linda mesmo! :)

    ResponderExcluir
  3. Ö

    WOW, ese sitio é precioso!!! Encántame a túa roupa, e sobre todo o teu pelo! :)

    adri.

    ResponderExcluir
  4. What a beautiful scene...I just love your blog...

    Take care...

    ResponderExcluir
  5. Post perfeito. Tive a oportunidade de ir assim que reabriu e fiquei encatado. A parte do Chico Pop tem tantas raridades. E ver a história de perto, com aquele gostinho nostalgico de um tempo que não vivemos.

    ResponderExcluir
  6. Adorei as fotos, vc tá linda... o lugar é incrível tbém.
    Bjss e adoro o seu blog.

    www.lemurrose.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa como o casarão está lindo, quando eu for em Rio Branco farei fotos lá também. Eu sou da turma que curtiu muito no casarão na década de 90 e morro de saudades! Bju Clarinha

    ResponderExcluir
  8. These pictures are beautiful!
    Nice post and great blog!
    Biz
    Eugénie
    http://www.inblogwitheugeniebaby.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. beautiful pictures!
    i love your blog!!
    follow each other!?
    twice-asnice.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. olá Clara , visito diáriamente o seu blog.
    Gosto muito do seu estilo, das coisas que escreve enfim de tudo.Hoje uma dúvida pertuba a minha cabeça percebo que geralmente vc usa meia calça no seus looks (oque acho uma graça) porém pelo Acre ser muito quente isso não se torna desapropriado?

    ResponderExcluir
  11. O lugar é muito lindo e por ter toda uma História, ser patrimônio Cultural me encantou mais ainda.
    Obrigado por post como esse.

    ResponderExcluir
  12. I love your dress! These photos from Big House are incredible!!! I love its architecture!!!
    Xoxo,

    audreyisgirlofmydreams.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Ola, estou indo para Rio Branco agora em outubro, sabe me dizer o horário de visita do casarão?

    ResponderExcluir
  14. Muitas lembranças da minha infância na década de 90, quando o restaurante pertencia a família Matos & Halk, junto ao Tarso. Fico feliz pela valorização cultural do local. Quando voltar ao Acre não posso deixar de passar por lá.

    ResponderExcluir